terça-feira, 19 de abril de 2011

Esse post é do Fael

Meu irmão me deu esse texto ontem.Gostei muuuito! Agradecendo o respeito e a admiração, vou compartilhá-lo com vocês.
                                       HERÓIS DE UM MUNDO INACESSÍVEL
Em tempos atuais, não precisa fazer muita coisa para perceber. Basta andar pelas ruas de qualquer cidade. Estão em toda parte. São pessoas como eu e você. Gente normal mas, infelizmente, não reconhecida como tal pelo terrível e taxativo preconceito social. Mas é uma premissa verdadeira afirmar que são normais sim. Necessitando de acessibilidade e com suas limitações, assim como eu e qualquer um dos outros tidos por "normais". Ou você acha que não? 
Imagine-se tentando subir uma escada onde os degraus são bem mais altos que o padrão. Já parou pra observar o quanto de esforço faz uma criança que brinca num parquinho e tenta subir no escorrega pelo lado da rampa?
Eu não me sinto inclinado a perder muito tempo buscando exemplos... você pode fazer isso sozinho. Você é uma pessoa "normal". Pare e pense. Ou não, nem é preciso parar!
Continue andando e veja como sua vida seria difícil sem que o mundo inteiro fosse adaptado ao seu padrão de necessidades. Corredores estreitos, banheiros onde vc nem ao menos pode entrar por causa da porta, e até mesmo imaginar mover-se dentro dele é impossível. É difícil, não é? Incomoda e angustia só de olhar a cena.
Você que já reclama de uma vida complicada, com seus N's problemas no trabalho ou em casa com a família, quando se depara com cadeirantes ou com qualquer portador de deficiências, transmite a eles olhares que, quando não discriminam, demonstram o quanto de pena você sente por eles serem piores que você. Sinto informar, meu amigo, você está redondamente enganado! Eles são infinitamente melhores que você! São heróis sem capa, vestidos como qualquer um para uma batalha infinita contra todo um MUNDO inacessível, onde até mesmo sua própria casa ou carro não pode lhes receber confortavelmente.
Quer olhar um PNE (portador de necessidades especiais) diferente? Olhe! Mas a diferença tem que estar no respeito e admiração que você, "normal", tem o dever e a obrigação de sentir por pessoas assim, mesmo ele sendo um estranho pra você. A deficiência é um símbolo que, de cara, já lhe diz a quantidade de desafios e monstros que aquela pessoa enfrenta todos os dias.
Com todo respeito e admiração a uma heroína que mora ao lado da minha casa, Deidy.
                                                                                                             Rafael Sales.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.