quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sobre os rebeldes alienados

Sabe vergonha alheia? Pois é, é o que eu sinto todas as vezes que vejo nos noticiários a palhaçada dos alunos da USP.
Então é por isso que a juventude luta hoje em dia??? Para poder cometer atos ilícitos em paz? Depredam o patrimônio público em nome de um baseado no intervalo das aulas?
Eu sou de um tempo em que a juventude pintava a cara e ía para a rua derrubar presidentes corruptos. De um tempo em que o Movimento Estudantil fazia passeatas para conquistar direitos importantes como a Meia Passagem e a Meia Entrada em eventos culturais. De um tempo em que os estudantes se aliavam aos professores em suas greves por melhores salários e condições de trabalho.
Antigamente (isso me dá a idéia de que estou ficando velha) os jovens eram mais politizados. Hoje, são uma geração de alienados que não sabem o que acontece ao seu redor e só sabem contar a quantidade de beijos que conseguiram trocar na balada da noite anterior. Muito triste isso! Daqui a alguns anos, com um diploma inútil nas mãos (ou nem isso. A nossa democracia permite que se represente a população, desde que se saiba escrever o próprio nome.) vão virar deputados, vereadores, senadores e afins... vão dar continuidade à essa bagunça que está a política nacional, sem terem a menor noção do que estão fazendo.
Parece que estamos no fim dos tempos!
Mas a pergunta que não quer calar é: ONDE ESTÃO OS PAIS DESSES ESTUDANTES???
Talvez sentados no sofá de casa assistindo tranquilamente aos noticiários na certeza de que seus filhinhos queridos estão longe dessa baderna. Sim, porquê nenhum pai, por mais liberal que seja, apoiaria esse tipo de atitude. Ou será que estou vivendo em Marte e ainda não descobri?
E o que mais me incomoda nessa história, é que tudo vai dar em nada. Daqui a pouco, estarão todos de volta  à Universidade, fumando seus baseados e conquistando um diploma na melhor universidade da América Latina. A nós, caberão os custos da reforma que será feita na Reitoria. Dinheiro público gasto para reparar os danos da rebeldia ridícula.
Ninguém terá a idéia de punir esses 70 alunos com trabalho suado? Se eu mandasse em alguma coisa nesse país, esses alunos seriam obrigados a trabalhar na reconstrução do prédio que eles quebraram, e sem remuneração! Cadeia não recupera ninguém mesmo... o negócio é pagar na mesma moeda. Quebrou? Constrói! Queimou mendigo na rua? Trabalho voluntário no cetro de queimados de algum hospital para conhecer a dor que causou no outro! Pariu e jogou o bebê no lixo? Trabalho voluntário em uma UTI neo natal para conhecer de perto o desespero de mães que correm o risco de perder seus filhos. E assim por diante... Isso sim, talvez regenere o caráter de alguém.

E como tudo no Brasil termina em pizza, já já a imprensa para de falar sobre o assunto e a vida continua... até o próximo escândalo!

1 comentários:

Bri disse...

Não acho certo resumir os alunos da USP a maconheiro inveterados somente; Dizer q a imprensa maqueia a coisa como llhe convém isso já é sabido, agora estampar “O dia em que a USP reviveu a ditadura”, menos, muito menos. Quem escreveu isso aí não tem a menor noção de ditadura. Fala-se em repressão, mas, repressão a quê? Repressão na ditadura dos anos 70 incluia desaparecidos políticos, torturas, confrontos. Quem foi torturado no Campus da USP nos últimos dias? Alguém foi deportado? Qual é o ideal que pode estar provocando a repressão? menos...Ou melhoram os argumentos e explicam de uma vez por todas qual é a real motivação desse movimento, ou viremos a página pq isso ja ta cheirando a rebeldia sem causa. Eu quero acreditar que esses alunos têm algo realmente importante a dizer ao povo que também paga pelas instalações que eles pixaram.Greve geral de alunos? Como assim? Greve de aprendizado? Greve de vontade de aprender? Para que tudo melhore, fiquemos burros, é isso? Ainda quero acreditar que todo esse circo é algo mais do de fumaça para disputas políticas internas na Universidade, com Fidels e Ches que usam GAP e tapam seus rostos, A impressão que dá é que eles sabiam qual era a causa a ser defendida, mas se esqueceram, e agora só sabem dizer “Fora PM”. Esse filme tá mais para “A volta dos mortos vivos” que “Che”, não há ideias, não existe pensamento, falta uma causa justa. Eles estão mais para zumbis que repetem a mesma coisa sem saber o que isso significa. “Cérebro”. E outra, é preciso parar com essa rotulação de que todo estudante de FILOSOFIA é maconheiro pq maconheiro tem em qualquer área. Não vamos inverter as coisas tbm e saibamos utilizar nossa observação e julgamento pra aquilo que é cabível!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.