terça-feira, 18 de outubro de 2011

4 anos de cirurgia bariátrica.

Antes, com 102kg!
Hoje fazem 4 anos que eu operei o estômago! Foi a mais acertada decisão da minha vida!
Passei 27 anos da minha vida lutando contra a obesidade até o destino me colocar de frente com o Dr. Ivan Neiva, que me indicou a cirurgia bariátrica. Quando ele tocou no assunto, meus olhos brilharam. Me vi diate da solução para todos os meus problemas pessoais. Sim, porquê quem é gordo acha que todos os problemas do mundo estão acontecendo por causa da obesidade.
Topei na hora, recebi todas as informações necessárias e marcamos uma nova consulta, onde eu teria que trazer as pessoas que fossem mais próximas e que cuidariam de mim no pós-cirúrgico para serem orientadas sobre a cirurgia. Aí começou a fase mais difícil: convencer o Elmir. Ele não topou de jeito nenhum! Disse que não era necessário, que eu poderia emagrecer fazendo dieta, que era um risco muito grande, que eu poderia morrer, que eu tinha uma filha pequena para criar... enfim! Chegou numa fase em que eu até evitava tocar no assunto, mas continuava fazendo os exames preparatórios. Até que um dia, cansada de nadar contra a maré, eu fui taxativa: Eu vou fazer! Quer vc queira, quer não! (Foi a única vez em que eu tomei uma decisão sozinha. No nosso casamento, tudo é dividido, tudo é decidido em conjunto, só se faz aquilo que é bom para os dois.)
Funcionou. Ele aceitou ir para a consulta mas deixou claro que não concordava com a cirurgia. Felizmente, o impasse durou pouco. Duas horas de conversa com o Dr. Ivan foram suficientes para convencê-lo de que a cirurgia bariátrica era a melhor opção pra mim.
Durante o processo.
Três meses depois, muitos exames e laudos debaixo do braço, eu entrava na sala de cirurgia tomada por um misto de excitação e pânico. Nunca senti nada igual! Eu estava feliz por dar um passo tão importante na minha vida e, ao mesmo tempo, apavorada com a possibilidade de algo dar errado. Não deu, felizmente! Mas foi preciso muita disciplina para tudo caminhar direito (ainda bem que disciplina nunca foi um problema pra mim!) O processo foi dolorido, mas rápido. Já no 1º mês eu havia eliminado 16kg! Dieta líquida (suco, leite, chá e caldo) de 45 dias, depois, mais 45 dias de dieta pastosa (purê, iogurte, gelatina, sopa liquidificada). Foi uma tortura ficar três meses sem mastigar!!! Mas valeu muuuuito a pena!!!


Depois, com 56kg!
Um ano depois eu já tinha eliminado 46 kg da minha vida! E consegui manter a incrível marca de 56kg por um longo período. Já estava começando a pensar nas plásticas reparadoras quando aconteceu a lesão medular. Com a falta de atividade física e a quantidade de hormônios que eu tomo, devo ter engordado uns 10 kg no último ano, mas estou no controle. Obesidade nunca mais na minha vida! Apesar de que, hoje, eu conseguiria lidar melhor com ela. Mas isso é assunto para outro post.

1 comentários:

Rhavena Sales disse...

Você é um exemplo de MULHER...ADMIRO MUITO!

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.